Quando a mente faz a cerca elétrica; afastando receosamente todos. E a boca que fica rija, com medo de delatar sua mestra, não pode se tornar aparente. E daí a fecundação de um momento tempofóbico surge do sexo violento, e a distância entre nascimento e morte parece tão curta quanto ela de fato é. E, anaforando mais, a divisão dos papéis nste caso, estreita-se drástica e dramaticamente; "Todo Mundo e Ninguém"*.
(...)
Quando eu era menor e estava começando a estudar Figuras de Linguagem, havia uma pedro no meio caminho: a antítese. Odiava-a. Achava intensamente difícil informações contrárias fazerem sentida um para a outra. A forma de texto, então, era uma dor no ovo. Hoje em dia, eu a entendo literiamente.
(...)
O tempo passa. Rumo às bodas, estão a Insegurança e a Ansiedade, aliadas fiéis de Beuzebu, promovendo-lhe as falas necessários par ao estrelato. (Ah, o estrelato!) Nossas companheiras estão promovendo algo a respeito disso, também. Elas começam como camponesas discretas que semeiam, regam, aram e preparam tod'as influências - inclusive, pela proteção: arame farpado e madeira para isso.
Mas há um "Senhor tão bonito", um dois "Deuses mais Lindos"**. Ele vem com suas mãos calejadas e ágeis. Desmonta a cerca e se apressa a começar a prosa. Cita-se como experiente e curandeiro e diz aos quatro ventos, ignorando a inimizade de Nossas Companheiras, que o mundo é que nem roleta: uma hora tu, ou tu, ou tu, que serais a bolinha, terás tua vez no meio - em qualquer meio. O importante é apenas não abandonar o jogo enquanto os barulhos (afinados, per favore) persistirem. Um dia o som será o mais próximo. Será matéria prima e será lindo. E Todo Mundo será muito pouco. E Ninguém será demais.
(...)
Hoje em dia, eu espero para entender as antagonias. Apressá-las até que ajuda, mas mexer com o Compositor de Destinos, alegra às Companheiras, além de ajudar em sua colheita, pois a pressa a crescerá mais rapidamente. Antíteses, coisas de Exu...
(.)
* =Citação ao texto de Drumond: http://outrosversos.blogspot.com/2008/08/todo-mundo-e-ningum.html .
** = Citação à música de Caetano Veloso: "Oração ao Tempo".
Namoros
Há 14 anos
Um comentário:
Quem é Exu?
E rapá, eu gostei muito do teu texto. A tua definição de Insegurança e Ansiedade, comparando-as com Belzebu, foi incrível. Eu nunca tinha pensado nisso, mas realmente, metade das ações ruins que a gente faz, são movidas por essas duas companheirazinhas aí. Essas duas... que nem parecem mais defeitos de tanto que são permanentes e praticamente unânimes.
Éras, adorei.
Postar um comentário